terça-feira, 17 de abril de 2012

Em Santiago!


“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.”
 Oscar Wild


Santiago nos esperava, no Domingo 15 de Abril de 2012. Esse era o nosso dia.
Chegamos exatamente as 13:00 hs em frente a Catedral, na Praça do Obradoiro.
Nesse dia acordamos muito cedo em Pedrouso e começamos a caminhar as 7 da manhã, ainda muito escuro, usamos as lanternas, quase nos perdemos! Na verdade nos perdemos e retomamos o caminho.
Aceleramos o passo pois queríamos chegar em Santiago às 12:00 hs para a missa dos Peregrinos, mas eu nao consegui! Estava com muitas dores nas pernas, uma tendinite que não me deixava avançar, minha perna esquerda doía demais.



No Monte do Gozo, faltando 5 km



Daniele, faltam 5 km

A Daniele teria chegado certamente, eu disse para ela seguir em seu ritmo, mas a minha companheira se manteve firme ao meu lado com a maior paciência do mundo me acompanhando. Eu pensei que não conseguiria, que precisaria chamar um táxi ou uma ambulância. Mas, passo a passo, com dificuldade, caminhei os km finais.
Chagamos na Catedral de Santiago exatamente ao final da Missa quando todos saiam da Igreja. Foi muito emocionante para as duas peregrinas. Vimos muitos peregrinos que conhecemos pelo caminho  saindo da missa outros chegando junto com a gente. A Missa estava muito cheia, com muitos peregrinos que também puderam ver a antiga cerimônia do Botafumeiro*. Nos reunimos na frente da Catedral, parecia uma festa! Todos se cumprimentavam, parabenizavam e se alegravam com cada conquista. Tiramos fotos, conversamos e combinamos uma celebração para quela noite.
Então eu e a Dani, entramos na igreja e nos emocionamos. Rezamos, visitamos a tumba do Santo e também o abraçamos. Ficamos lá caladas por muito tempo, sentadas com as mochilas, capas e aquele cansaço. Nesse momento um filme passa pelo nossa cabeça.






Eu na chegada 



 Daniele na chegada



Nós e os peregrinos da Inglaterra




Com o Jamie da Inglaterra, Pierre da França e a família de Valência o pai Juan Angel, o filho Juan Angel Jr e a filha Célia, peregrinos que encontramos várias vezes


Depois fomos ao Centro de apoio ao Peregrino mostrar as nossas credenciais e receber a Compostela, que é um certificado em Latim de que realizamos O Caminho.
Em seguida seguimos para o hotel onde passamos a tarde nos recuperando fisica e emocionalmente de tudo o que passamos.
A caminhada foi muito importante, ela nos mostrou que somos seres sociais, iguais e que nos encontramos para fazermos a diferença na vida das pessoas. O Caminho tem uma simplicidade ímpar.




O Caminho





Peregrinas alegres




Na linha do trem




Nossa amiga Catalá, Vitória, fofa!

Ele é feito para e pelas pessoas, são os encontros que definem a caminhada, são as pessoas que fazem o Caminho ser especial e único. Podemos percorrer vários caminhos mas nenhum será igual ao outro, serão sempre únicos. Certamente não encontraremos mais as pessoas que fizeram nosso caminho, elas estavam naquele momento fazendo com que a Caminhada fosse mais leve, mais segura, mais alegre ou mais confortável de uma maneira ou outra.




Índio, o cão peregrino, se divertiu muito!



Com Jamie, na aula de português


No Caminho nos ajudamos, mas percebemos claramente que cada um tem um propósito diferente, mas o respeito é tão grande que não há questionamentos. Vimos que para percorrer o Caminho deve haver preparação, especialmente emocional e espiritual,  esta é uma caminhada para poucos, não por não serem merecedores, mas por não compreenderem a profundidade que ela exige.
Estamos muito felizes por termos concluído com alegria e entusiasmo, mas muito mais felizes em termos o privilégio de poder fazer parte dessa Egrégora de energia que envolve O Caminho de Santiago.



Abraço Peregrino


Abraço Peregrino


*BOTAFUMEIRO, é um insensário gigante usado na Catedral de Santiago em cerimônias especiais, nas Missas de Peregrinos. Dizem que antigamente o insenso auxiliava a dispersar o mau cheiro trazido pelos peregrinos. Atualmente é utilizado nas Missas dos Peregrinos podendo se "contratado" por qualquer pessoa ou grupo mediante pagamento.



Botafumeiro


Passadas as emoções iniciais.Dia 16 de Abril, foi o dia de ir ao médico para ver minha perna. Já fui medicada e estou bem melhor! Também foi o dia de missa novamente e conhecermos a cidade de Santiago que é belíssima!

Hoje, dia 17 de Abril, tivemos a grata surpresa de assistirmos a Missa dos Peregrinos com o Botafumeiro, devidamente patrocinado por um grupo de Italianos ( o Padre diz claramente na missa), a Igreja estava lotada e foi lindo e emocioanente! Um grande presente que recebemos. Amanhã será o dia de conhecermos Finisterre e lá deixarmos ou queimarmos nossas roupas de peregrinas.

Realizar o Caminho de Santiago foi uma coisa maravilhosa que aconteceu na minha vida! Agradeço a Deus por ter me permitido viver essa incrível experiência e especialmenhte por colocar no meu Caminho essa querida companheira Daniele.

Obrigada Senhor!

ULTREYA!

5 comentários:

  1. Zu,
    Li e me emocionei... Desejei, a cada dia, estar ao seu lado ai (até para carregar vc "de cavalinho" se preciso fosse), mas não era pra ser assim...
    Fico muito feliz que Deus tenha dado a vc a companhia da Daniele.
    Eu fiquei aqui em casa cuidando de mim e dos nossos. Me perdoe se vc puder e aceite o torto do meu caminho e saiba que desejo, sempre desejei, que vc seja FELIZ e LIVRE. Estarei sempre ao seu lado ou um passo atrás pronto e disposto (mesmo que as vezes não pareça).
    bj,
    Zu

    ResponderExcluir
  2. Célia!!! Esse com certeza foi o post mais emocionante!!
    Parabéns pela grandeza dessa conquista, em todos os aspectos!!
    Bjs Gabi =)

    ResponderExcluir
  3. Célia o caminho pode ser de todos mas a verdeira emoção como esta que vc nos passou durante todos os seus relatos são realmente para muito poucos.Obrigada por nos permitir acompanhar este seu momento.
    bjs
    Simone Assis

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga,agora oficialmente peregrina!!!
    Que alegria ler o seu depoimento sobre o cminho.Que bom que esteja se senindo assim;imagino que o caminho e todas as experiências tenham superado todas as expectativas e sinto desde a sua decisão de faze-lo,o quanto isso moldará a sua alma,fará vc mais feliz e iluminará você nessa linda atitude que você tem em relação ao mundo e às pessoas que passam pela sua vida.Um beijo enorme pra você e Dani(esse anjinho dende de leite que acompanhou vc no caminho)
    Nos vemos aqui.Aproveitem Barcelona!!!LIA

    ResponderExcluir
  5. Celinha, que a alegria da vitória seja a chegada de uma nova etapa espiritual...agora mais realizada do que nunca e mais preparada do que sempre !!! grande beijo, Parabéns por ter conseguido encontrar toda sua força interior neste caminho... silvia

    ResponderExcluir